Cursos > TCAV

OBJETIVOS

O curso de TCAV tem como objetivo formar profissionais com qualificação superior no âmbito da comunicação audiovisual, promovendo o desenvolvimento de competências e o uso eficaz de conceitos teórico-práticos e técnico-artísticos relevantes.

A teoria e prática na utilização de ferramentas audiovisuais são encaradas do ponto de vista criativo e estético, promovendo a criação conceptual  e metodológica nos seguintes domínios das artes da imagem: vídeo, fotografia, cinema, som, iluminação, design e computação.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ano | Tipo | Horas de Contacto |ECTS

Introdução aos fundamentos estruturais do fenómeno fotográfico: da imagem óptica à quantificação fotométrica e ao controlo de densidades, contrastes e cor.
Manuseio da câmara para aplicações formais e criativas: nitidez, ação, congelamentos e arrastamentos.
Utilização do flash portátil acoplado, como elemento de modelação qualitativa da iluminação existente.
Crítica da construção fotográfica no trabalho pessoal temático. Utilização do flash portátil acoplado, como elemento de modelação qualitativa da iluminação existente.

Descrição em breve!

O estudo do cinema é um elemento determinante para o desenvolvimento de um pensamento visual relativo às imagens em movimento. Conhecer os principais episódios da sua História contribui para esse processo de aprendizagem. O mesmo sucede quando se cotejam a imagem cinematográfica e a imagem televisiva.

Estudo, compreensão e utilização da luz enquanto um elemento base de criação de sentidos que ao mesmo tempo exponencia esteticamente a qualidade das imagens. Nesta unidade curricular são abordados os fundamentos teóricos e aplicações práticas dos princípios básicos da iluminação para a imagem estática e em movimento.

Nesta unidade curricular os alunos adquirem competências na utilização de equipamentos e aplicativos de criação e manipulação de imagens digitais. Entre os vários tipos de imagens destacam-se as imagens vetoriais e as imagens “bitmap”.

Descrição em breve!

Analisar um filme exige o conhecimento de um conjunto de procedimentos que passa pelo aquisição de ferramentas conceptuais adaptadas à leitura das imagens em movimento, bem como à sua contextualização no plano da historicidade. A aquisição dessas ferramentas é um processo gradual e progressivo indissociável de um convívio regular e permanente com obras de referência.

Esta unidade curricular pretende como prioridade desenvolver a sensibilidade estética, a criatividade, as aptidões técnicas e manuais, o entendimento do mundo tecnológico, a perceção, a capacidade de comunicação, o sentido crítico e a resolução metódica de problemas. Composição, Tipografia, Grafismos Publicitários e Embalagem serão alguns dos conteúdos abordados.

Unidade curricular teorico-prática que privilegia a introdução ao estudo da montagem audiovisual, à prática de edição e à pós-produção de vídeo. Irá igualmente debruçar-se sobre técnicas específicas de animação gráfica, efeitos especiais e tratamento de vídeo, combinando estas técnicas com o trabalho de edição vídeo e com as suas possibilidades narrativas.

Introduzir o estudo do som como elemento objectivo e subjectivo. Compreender a percepção sonora, de forma a fazer uso dos vários equipamentos áudio de captação, registo e manipulação sonora.

Descrição em breve!

Introdução à prática da captação de imagens em câmara autónoma relacionando-a com os conhecimentos teóricos ao nível dos controlos ópticos, electrónicos, da composição da imagem e dos movimentos de câmara.
Fomentar o espírito crítico do aluno na análise de imagens vídeo.

2º Ano | Tipo | Horas de Contacto |ECTS

Descrição em breve!

Esta Unidade Curricular dá a conhecer a linguagem audiovisual, proporcionando um primeiro contacto com as regras essências da escrita do argumento, capacitando o aluno a elaborar argumentos para pequenos filmes.

Esta unidade curricular pretende como prioridade cimentar os conhecimentos e competências adquiridos em Design de Comunicação Audiovisual I, ampliando-os numa perspectiva de aprofundamento dos conhecimentos estéticos e técnicos do universo dos grafismos audiovisuais.

Defendendo a ideia de que a prática se desenvolve com a experiência, os alunos são convidados a conhecer algumas técnicas e métodos de preparação do ator e praticar exercícios de expressão dramática. A prática de leituras de textos em monólogo, no diálogo, o trabalho do corpo e da voz, serão objeto de estudo e análise para o desenvolvimento de instrumentos que permitam establecer uma comunicação mais próxima e facilitada entre o elenco e as equipas artística e técnica nas produções de cinema e televisão.

Laboratório é uma disciplina prática que permite aos alunos aprenderem e explorarem as técnicas de ampliação a cores e preto e branco pelo processo analógico de sais de prata.
Em simultâneo é também uma disciplina que estabelece pontes entre os processos analógicos e digitais através da exploração das questões relacionadas com a digitalização de originais fotográficos.
No final do programa pretende-se que os alunos sejam autónomos nos processos de ampliação e digitalização de originais fotográficos.

Nesta unidade curricula os alunos adquirem competências na criação de conteúdos multimédia com integração de som, texto, imagem, video e animações interactivas. Divulgação desses conteúdos através de DVD ́s ou “web sites”.

A UC desenvolve as questões referentes às teorias que abordam a análise dos media e dos processos de comunicação tecnicizados, assim como à evolução das tecnologias e da linguagem dos Media.
Os processos de codificação e descodificação da comunicação pelos media e a sua utilização na sociedade contemporânea são igualmente objeto de análise e estudo.

Nesta UC pretende-se que os alunos compreendam a fundo qual o papel de um diretor de fotografia no contexto de uma produção (cinema ou televisão); para além disso são dadas bases teóricas e práticas que permitam aos alunos desenvolver em termos estéticos, conceptuais e tecnicos um trabalho consistente nesta área.

Unidade curricular constituída por dois módulos: a edição e pós-produção de vídeo, que permitirá aos alunos desenvolver e aperfeiçoar as competências demonstradas no ano anterior na UC de Edição, no contacto com novos formatos e ferramentas de edição e composição vídeo e processamento de imagens em movimento. No módulo dedicado à fotografia, os alunos farão a introdução aos conceitos base e intervenientes principais na pós-produção da fotografia digital. Permitir-lhes-á o conhecimento dos métodos e técnicas de edição digital da imagem. Permitir-lhes-á a compreensão e a aplicação de processos manipulativos de imagem, correcção e controlo de cor.

Estudo e prática da fotografia documental nas vertentes de fotojornalismo, retrato, paisagem e arquitetura, com ferramentas que permitem um fluxo de trabalho integralmente digital e analógico / digital.

Apresentar o áudio no seu formato digital, introduzindo os sistemas de processamento, mistura e edição. Introduzir criativamente o uso do som na construção de narrativas, explorando de forma avançada o uso dos vários equipamentos e técnicas do áudio.

Contacto com a operação de câmara em ambiente de estúdio e à técnica multicâmaras. Exploração dos movimentos de câmara próprios deste tipo de captação, associando-os com diferentes tipos de suporte de movimento. Iniciação às metodologias de produção deste tipo de captação vídeo fomentando a responsabilidade pelo desempenho em equipa.

3º Ano | Tipo | Horas de Contacto | ECTS

Descrição em breve!

Descrição em breve!

Dividida em dois módulos, esta unidade curricular (UC) dota os alunos de noções técnicas avançadas, de produção e pós-produção relacionadas com os universos da publicidade da moda. Esta UC é caracterizada por uma elevada componente prática e forte consciencialização conceptual.

Introdução à captação vídeo em alta definição, relacionando-a com as áreas da
Iluminação, direcção de fotografia e operação de câmara, e concretizada em projectos ficcionais. Iniciação à prática de trabalho com o actor.
Realização de projectos multicâmara em ambiente de estúdio.

A Unidade Curricular de A Unidade Curricular de Produção Fotográfica, visa a construção de imagens a partir dos seguintes conceitos: Imagem de marca; Identidade de marca e Personalidade da Marca.
A apreensão dos procedimentos metodológicos, a construção de documentação adequada e o desenvolvimento do trabalho em equipa na área de produção, (produto e de moda), constituem o mote para uma aprendizagem teórica e prática da temática em epigrafe.

Os estudantes através da análise dos projetos audiovisuais desenvolvem uma abordagem teórica e prática do processo de produção. O qual consiste numa reflexão e identificação das necessidades da Produção Audiovisual, tendo como objetivo a utilização de metodologias especificas adaptadas a cada projeto.
Partindo do desenvolvimento de trabalhos em equipa, utilizam-se os processos e documentos necessários às diversas fases do processo de produção.

Pós-produção fotográfica fará a introdução aos conceitos base e aos principais intervenientes na pós-produção da fotografia digital.
Permitirá o conhecimento aprofundado dos métodos e técnicas de edição digital da imagem assim como a compreensão e a aplicação de processos de optimização de produção, processos manipulativos de imagem, correcção e controlo de cor.

Explorar a concepção artística e criativa da pós-produção, produzindo elementos audiovisuais com recurso a técnicas avançadas de edição, mistura, composição e design. Introduzir os sistemas surround.

Descrição em breve!

Descrição em breve!

A disciplina de ética e deontologia profissional visa promover o debate e reflexão de questões relacionadas com a prática do profissional de comunicação audiovisual, no quadro dos problemas da ação na contemporaneidade.

Concepção e desenvolvimento de um projeto fotográfico, acompanhado de um relatório escrito de contextualização técnica, histórica e crítica sobre o tema escolhido, que culmina com uma exposição e defesa pública do trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As saídas profissionais do curso estão direcionadas tanto para as áreas técnicas fotografia,  cinema e televisão (repórteres, editores, operadores e técnicos de pós-produção de fotografia, som e vídeo, técnico polivalente de audiovisuais), como para a vertente autoral de criação, produção e desenvolvimento de trabalhos nas áreas das Artes da Imagem.

INFORMAÇÕES

Candidaturas
Por favor consulte as informações no site da ESMAE.

Duração
1 ciclo de estudos > 3 anos letivos > 180 créditos

Grau conferido
Licenciado

Habilitações para a docência
Não

Investigação 
Fotografia Documental, Filme Documental, Som Multicanal, Televisão Digital e Produção e Realização Audiovisual.

Partilhar/Gravar | Share/Save