Cursos > TCM

OBJETIVOS

O curso de TCM assenta numa visão contemporânea e interdisciplinar da Multimédia. Fundindo várias áreas—num cruzamento que incluí arte, tecnologia, comunicação e cultura—, como a música, o teatro, o cinema e o audiovisual, numa plataforma de comunicação diferenciadora e inovadora, capaz de produzir, veicular e transmitir conteúdos e mensagens a partir de diferentes aplicações, plataformas e suportes. Orienta-se, claramente, numa dimensão artística, criativa e de inovação tecnológica e persegue uma filosofia de conhecimento transversal, promovida pelas várias disciplinas que compõem o curso.

Os alunos desenvolvem competências conceptuais, técnicas e artísticas específicas, explorando e experimentando novas plataformas de comunicação e novas tecnologias de interação.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ano | Tipo | Horas de Contacto |ECTS

Introdução aos princípios da animação aplicando-os em ambiente digital bidimensional recorrendo aos conceitos de tempo e espaço para a construção de narrativas lineares e não lineares.

Nesta unidade curricular abordam-se os princípios básicos da técnica fotográfica com equipamentos digitais de controlo manual, incentivando-se uma prática intensiva, observação de exemplos e discussão coletiva de resultados.

Nesta unidade curricular os alunos adquirem competências na utilização de equipamentos e aplicativos de criação e manipulação de imagens digitais. Entre os vários tipos de imagens destacam-se as imagens vetoriais e as imagens “bitmap”.

Nesta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de ferramentas de apoio à análise de imagens fixas (nas suas dimensões estéticas e pragmáticas) e à compreensão dos seus conteúdos e objetivos comunicativos explícitos e implícitos.

Nesta unidade curricular abordam-se os diferentes tipos de aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam. São também abordadas as diferentes fases de autoria necessárias ao desenvolvimento de um projeto multimédia.

Esta disciplina visa: adquirir conhecimentos, referências e terminologias que permita o aluno desenvolver e compreender um discurso no âmbito da comunicação multimédia, ou seja, que o possibilite comunicar no seu contexto profissional; refletir criticamente sobre as problemáticas e as evidências da comunicação multimédia ao longo da sua evolução histórica e técnica; entender a comunicação multimédia, dentro da cultura digital, como estrutura subjacente à compreensão e produção do mundo.

Esta unidade curricular pretende como prioridade desenvolver a sensibilidade estética, a criatividade, as aptidões técnicas e manuais, o entendimento do mundo tecnológico, a perceção, a capacidade de comunicação, o sentido crítico e a resolução metódica de problemas. Composição, Tipografia e Sistemas de Paginação serão alguns dos conteúdos abordados.

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas na produção de conteúdos multimédia. Autoria multimédia para distribuição em diferentes ambientes e suportes.

Nesta unidade curricular os alunos adquirem competências na criação de programas em linguagem de programação orientada por objetos. Os conhecimentos obtidos serão consolidados através da aplicação desses programas na criação de animações interativas.

Nesta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de ferramentas de apoio à análise de sequências fílmicas (nas suas dimensões estéticas e pragmáticas) e à compreensão dos seus potenciais narrativos e expositivos.

Descrição em breve!

Esta unidade curricular faz a introdução aos princípios gerais da linguagem e técnica audiovisual, focando-se no suporte de Vídeo e no desenvolvimento de projetos práticos nos variados géneros.

2º Ano | Tipo | Horas de Contacto |ECTS

Introdução às diferentes técnicas de modelação 3D (nomeadamente polígonos, subdivisão de superfícies e nurbs) de aplicação de texturas, iluminação e aos princípios de animação, usando aplicações de alto perfil profissional.

Esta unidade curricular propõe um percurso através da cultura digital, o seu contexto, a sua especificidade, os seus protagonistas e o seu papel e as suas implicações na história e desenvolvimento humanos.

Esta unidade curricular proporciona uma formação fotográfica avançada com equipamentos profissionais, aplicada ao retrato, produtos e paisagem, promovendo a integração da fotografia em ambientes multimédia.

Nesta unidade curricular pretende-se fomentar conhecimentos na criação e manutenção de aplicações web dinâmicas, recorrendo a linguagens do lado do servidor (PHP) e a um sistema de gestão de bases de dados (MySQL).

Descrição em breve!

Esta unidade curricular visa o aprofundamento técnico e criativo na área da produção audiovisual, focando-se sobre as etapas de desenvolvimento de projetos em suporte vídeo, nomeadamente as fases de pré-produção, rodagem e pós-produção.

Esta unidade curricular faz uma viagem através da cultura e arte do século XX e XXI, propondo identificar e reconhecer protagonistas, especificidades de linguagens, procedimentos tecno-artísticos e discursos retóricos e estéticos paradigmáticos.

Aprofundamento dos conhecimentos estéticos e técnicos do universo do Design de Comunicação. Ilustração, Identidade Visual e Grafismo Publicitário são conteúdos que levarão os alunos a representar, interpretar, planificar e gerir projetos de comunicação.

Esta disciplina visa: o estudo de diferentes tipos de interfaces e tecnologias; a aquisição dos princípios fundamentais no Design de Interfaces; o desenvolvimento de competências criativas e críticas e a aplicação de conhecimentos no âmbito das linguagens HTML5, CSS3, Javascrip e PHP na preparação de conteúdos multimédia e no desenvolvimento de Interfaces Web.

Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos adquiram competências para construir, com recurso à linguagem PHP5, uma aplicação Web dinâmica. Complementarmente serão abordados temas como a normalização de Base de Dados, o Modelo Entidade-Relação e implementação de funções em Javascript.

O processo na Multimédia‚ desde o “briefing” ao utilizador final. Conjunto de atividades que permitem planear, conceber, produzir, testar e distribuir uma aplicação multimédia.

Esta disciplina visa: desenvolver capacidades analíticas e críticas através da aquisição de referências no âmbito da Arte Generativa e Interactivados, dos Vídeo-Jogos; aplicar diferentes estratégias de programação na criação de modelos abstractos (pseudo-códigos e algoritmos) e métodos da programação orientada a objetos com o objetivo de solucionar necessidades específicas durante a implementação de aplicações/softwares.

3º Ano | Tipo | Horas de Contacto | ECTS

Formação avançada em animação linear 2D e 3D aplicada e integrada em diferentes ambientes como a animação gráfica ou a animação de personagens recorrendo aos processos cinematográficos. Aplicação da animação interativa no desenvolvimento de jogos e na animação performativa explorando novas interfaces de interação.

Esta disciplina visa: o desenvolvimento da capacidade de análise e crítica dos alunos através da aquisição de referências state-of-the-art no âmbito das Artes e Novas Tecnologias; assimilar e aplicar os princípios da programação visual MAX/MSP com diferentes técnicas de data flow e ‚ encapsulação para solucionar necessidades específicas durante a implementação de projetos; introdução à análise e processamento de vídeo e audio, e à geração de música automática.

Esta unidade curricular dá a conhecer os fundamentos teóricos e o envolvimento jurídico das questões emergentes da sociedade informação relacionadas com os direitos de propriedade intelectual; principalmente o Direito de Autor.

Esta disciplina visa: dotar os alunos com instrumentos e metodologias fundamentais através da introdução dos conceitos básicos para a análise, compreensão e a formulação de estratégias comerciais de Marketing; aquisição de ferramentas na gestão de projetos de modo a identificar fatores críticos, níveis de risco e as diferentes fases para o sucesso na implementação um projecto.

Projetos Multimédia/Hipermédia. Criação de narrativas multidimensionais e desenvolvimento de conceitos de arte, comunicação e informação não-linear (hiper-narrativas).

Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências técnicas e criativas na área da edição e Pós-produção. Abordam-se métodos de abordagem narrativa, mas também técnicas de efeitos especiais, tratamento de imagem, animação de grafismos, autoria de DVD, etc.

Esta unidade curricular visa fundamentalmente por em prática e aferir as capacidades e competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo do ciclo de estudos de licenciatura, através de uma série de pressupostos científicos e pedagógicos. Configura-se na conceção e realização de um projeto, em todas as suas vertentes e características, incluindo a sua justificação e defesa através de relatório e apresentação presencial perante júri especializado.

Abordagens aos panoramas da Multimédia, Novos Meios (New Media) e Cultura Digital em contextos nacionais e internacionais por vários convidados especializados e outros recursos específicos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As saídas profissionais do curso podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou de tele-trabalho, ou em diferentes estruturas, nomeadamente em gabinetes ou ateliês de design multimédia, empresas gráficas, comunicação audiovisual, publicidade, produção e manutenção de páginas para a web, produtoras de vídeo/televisão ou órgãos de comunicação social, empresas produtoras de cinema de animação e empresas de produção multimédia.

INFORMAÇÕES

Candidaturas
Por favor consulte as informações no site da ESMAE

Duração
1 ciclo de estudos > 3 anos letivos > 180 créditos

Grau conferido
Licenciado

Habilitações para a docência
Não

Investigação
Design Multimédia, Arte Multimédia, Tecnologia Multimédia, Tipografia Dinâ­mica, Programação, Animação, Som Digital, Webdesign, Produção e Realização Multimédia.

Partilhar/Gravar | Share/Save